sábado, 27 de julho de 2019

PERPÉTUAS ADMOESTAÇÕES - Por André Rodrigues


Momentos anteriores a sua morte Moisés recebe instruções para reunir o povo e conclamar um novo concerto entre Deus e Israel. Logo após a nomeação de Josué para prosseguimento à obra - junto ao povo - e próximo a herdade à terra prometida, ele dá instruções expressas que soam como últimas e deixa a informação de que a Lei do Senhor deveria ser lida a todo Israel de sete em sete anos, diz o texto:
"[...] E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos. Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei; E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir. E disse o Senhor a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação." (Deuteronômio 31:9-14 - ARCF)
Moisés, após receber a notícia de sua partida para a eternidade, entoa como forma de poesia, um último cântico (Deuteronômio 32) com parâmetros de teodiceia - provém do grego θεός - theós, "Deus" e δίκη - díkē, "justiça" - que retrata literalmente a "Justiça de Deus" e revela ao povo escolhido a misericórdia e fidelidade de Deus em sua sustentação como mantenedor que não dorme nem toscaneja e que incansavelmente os protegem e os orientam. E em sua admoestação final adverte ao povo sobre severas punições em não atentar como deveriam às leis do Senhor e são estas práticas admoestações em olhar voltado unicamente para os princípios de obediência, que nos servem de alerta a nunca esquecermos que tudo sempre esteve, permanece e para sempre estará em Seu controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).