segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURIOSIDADES TEOLÓGICAS - PARTE 1



O seu Blog TEOLOGIA EM ALTA, através de postagens, irá trazer ao seu conhecimento algumas CURIOSIDADES BÍBLICAS/TEOLÓGICAS, extraídas de fontes relevantes, com o intúito de acrescentar ainda mais conhecimento a todos os nossos seguidores, amantes da Rainha das Ciências.



ASCÉTICO

Relativo à ascese, que consiste em negar-se a pessoa a si mesma, impondo um tratamento severo ao corpo, a fim de aperfeiçoar-se moral e espiritualmente (Cl 2.23, RA).

ABETOURO

Uma ave pernalta semelhante à garça, porém com pernas mais curtas e corpo menor. Habita em pântanos, onde se esconde facilmente com sua camuflagem natural. Porque é tímida, se tornou símbolo de lugares de desolação e solidão. Algumas versões da Bíblia citam o abetouro em Isaías 14:23 e 34:11 e Sofonias 2:14).

ANTÍLOPE

A Escritura se refere a diversas criaturas que se assemelham a antílopes. Uma parece ser o órix (veado) mencionado em Deuteronômio 14:5 e Isaías 51:20. O órix era provavelmente o antílope, comumente usado como alimento, porque seus longos chifres tornavam relativamente fácil a sua captura. A Bíblia menciona um outro antílope chamado ádax (gazela) em Deuteronômio 14:5. É nativo do norte da África; suas partes traseiras são de um branco-acinzentado, com uma faixa branca na testa, chifres torneados e
retorcidos. É comum na África e na Arábia, onde os árabes os caçam com falcões e cães. Os antílopes são muito graciosos e correm com suas cabeças erguidas. Estão sempre alertas, cautelosos e possuem visão aguçada. Tanto o ádax como o órix eram limpos para a lei judaica, significando que podiam ser usados como alimento.


ÁSPIDE

Áspide é uma cobra venenosa. A maioria das referências para áspide (Deuteronômio 32:33) parece ser da cobra egípcia, que se esconde em covas, muros e pedras. Seu veneno ataca o sistema nervoso causando paralisia. Os egípcios consideravam-na um ser sagrado; olhavam-na como protetora, uma vez que se alimentavam de roedores que comiam sua colheita. As "serpentes abrasadoras" (Números 21:6; Deuteronômio 8:15) devem ter sido cobras; "abrasadora" provavelmente se refere à febre causada pelo seu veneno. Os textos em Isaías 14:29 e 30:6 ("serpente voadora") podem se referir a uma membrana na sua cabeça.

BUSARDO

Semelhante ao falcão, paira alto como uma pipa, embora sua cauda seja reta e sem fenda. Consta da lista de aves impuras (Deuteronômio 14:13). Como outras aves que voam alto, o busardo tem visão aguçada e pode ser a ave mencionada em Jó 28:7, que alguns traduzem como falcão, águia ou abutre. Ela persegue sua presa por horas e tem uma impressionante habilidade de identificar uma carcaça na sua descida para se alimentar.

CÃO, CÃES

Os cães foram os animais que se domesticaram mais cedo. Nos tempos bíblicos provavelmente se pareciam com o moderno pastor alemão, com orelhas pontudas pequenas, focinho fino e rabo longo.
O cão era geralmente tratado com desprezo nos tempos bíblicos (Provérbios 26:11; II Pedro 2:22).
Os escritores bíblicos não compartilhavam dos sentimentos modernos de que o cão é o nosso melhor amigo. O cão era retratado como um vira-latas, acostumado a viver nas ruas e terrenos baldios (Êxodo 22:31; I Reis 22:38; Mateus 15:26; Lucas 16:21). Uma característica dos cães altamente considerada pelos israelitas era a vigilância (Isaías 56:10). Entretanto, em geral, nos tempos bíblicos o termo "cão" tinha conotação pejorativa e indicava desprezo (I Samuel 17:43; II Samuel 16:9).

CORMORÃO

Grande e preto como um ganso, o cormorão figura repetidamente na arte do Egito e da Terra Santa. Seu comprimento varia de 48 a 101cm. Seus pés têm membranas entre os quatro dedos e por se localizarem na parte de trás do corpo, servem como propulsores quando mergulham para capturar seu peixe, ostra ou anfíbios. O longo bico é curvo na ponta, sob ele há um saco onde mantém o peixe capturado. Freqüenta pântanos ao redor do Mar da Galiléia, nas águas do Merom e costa do Mediterrâneo. Seu nome em hebraico descreve o movimento que faz para mergulhar em águas profundas e passar zunindo sob a superfície na sua caçada ao peixe. Sua ganância é proverbial. Era considerado impuro (Levítico 11:17; Deuteronômio 14:17).

CUCO

Levítico 11:16 e Deuteronômio 14:15 se referem ao cuco. A ave age como um parasita, colocando ovos no ninho de outra espécie depois de empurrar para fora o ovo de seu hospedeiro. O filhote de cuco nasce antes do filhote da ave hospedeira e o expulsa. Os pais adotivos o criam como se fosse a sua própria ninhada. Comedor de insetos, o cuco é considerado impuro nas Escrituras. Alguns acreditam que o termo hebraico significa gaivota em vez de cuco. Gaivotas, andorinhas-do-mar e petréis são comuns nas praias e lagos da Terra Santa. Outros acham que se refere a coruja.




Continua...

(Todos os artigos foram extraídos da ILÚMINA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).