quarta-feira, 6 de abril de 2011

IGREJA ABISSÍNIA


IGREJA ABISSÍNIA, uma ramificação da Igreja Copta, no norte da Etiópia. Os abissínios, pelos relatos mais autênticos, foram convertidos à fé cristã por volta do ano 330, quando Frumêncio, sendo providencialmente elevado a um alto ofício, com o apoio da rainha da Etiópia, e ordenado bispo daquele país por Atanásio, patriarca de Alexandria, estabeleceu o Cristianismo, construiu igrejas e ordenou um clero regular para nelas celebrar as cerimônias religiosas. Os próprios cristãos abissínios, na verdade, reivindicam uma antiguidade muito superior, tendo uma tradição que diz que a doutrina de Cristo foi primeiramente introduzida entre eles pela Rainha Candace, At 8.27, ou mesmo pregada lá pelos apóstolos Mateus e Bartolomeu, mas a primeira não é apoiada por nenhuma evidência suplementar, e a última está em oposição ao testemunho superior. Alguns deles afirmam uma ligação com os israelitas, através da rainha de Sabá, tão antiga quanto o reino de Salomão.

OS CRISTÃOS abissínios sempre receberam seu abuna, ou patriarca, de Alexandria, de onde eles procedem, e conseqüentemente seu credo é monofisita, ou eutiquiano, afirmando apenas uma natureza na pessoa de Cristo, a saber, a divina, na qual eles consideram que todas as propriedades da humanidade são absorvidas, em oposição aos nestorianos.

COM O poder dos sarracenos prevalecendo no oriente, toda comunicação sendo praticamente interrompida entre as igrejas orientais e ocidentais, a igreja abissínia permaneceu desconhecida na Europa até quase o final do século quinze, quando João II, de Portugal, acidentalmente ficando sabendo da existência dessa igreja, mandou que se fizessem uma investigação. Isto levou a uma correspondência entre os abissínios e a igreja de Roma, e Bermudes, um português, foi consagrado patriarca da Etiópia pelo papa, e exigiu-se dos abissínios que eles recebessem a fé católica romana, em troca de alguma assistência militar oferecida ao imperador. Ao invés disto, entretando, o imperador mandou buscar um novo patriarca de Alexandria, aprisionou Bermudes, e declarou o papa um herético.

POR VOLTA da metade do século dezesseis, os jesuítas tentaram uma missão à Abissínia, na esperança de submetê-la à autoridade do papa, mas sem sucesso. Em 1588 uma segunda missão foi tentada, e foi bem sucedida no que diz respeito a introduzir um sistema de perseguição, que custou muitas vidas, e causou muitos problemas ao império. No século seguinte, entretanto, os jesuítas foram todos expulsos, a Abíssinia voltou à sua antiga fé, e nada mais foi ouvido da igreja da Abissínia, até a última parte do último século.


APÓS A  expulsão dos jesuítas, todos os europeus foram proibidos. Também não parece que alguém tenha ousado entrar, até que o famoso Sr. Bruce, pelo relatório de sua experiência médica, conseguiu apresentar-se ao palácio real, onde ele até obteve promoção militar, e era tal a sua fama que foi com grande dificuldade que ele obteve permissão para voltar para a Inglaterra.

ENCORAJADOS, TALVEZ, por esta circunstância, os irmãos morávios tentaram uma missão a este país, mas em vão. Eles foram forçados a refugiarem-se no Grande Cairo, de onde, com permissão do patriarca, visitaram os coptas, em Behrusser, e formaram uma pequena sociedade. Mas em 1783, eles foram forçados a se mudarem dali e retornarem para a Europa. Mais recentemente, entretanto, o antigo rei da Abissínia (Itsa Takley Gorges) endereçou uma carta ao Sr. Salt, o cônsul britânico no Egito, e requisitou cópias de algumas partes do Velho e do Novo Testamento. Cópias dos Salmos, em etíope, tal como impressas pela British and Foreign Bible Society, também foram enviadas a ele.



ARTIGO EXTRAÍDO DE: 
http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=884:igreja-abissinia&catid=161&Itemid=41 

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto, eu sabia da existência desse reino cristão, e pensava que os responsável pelo conhecimento do evangelho fosse o eunuco do cap. 8 de Atos. Obrigado, querido, pela postagem, irei compartilha no meu grupo no facebook. Paz perfeita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).