domingo, 24 de janeiro de 2010

MATEUS, QUEM FOI ESTE DISCÍPULO?

Filho de Alfeu; um cobrador de impostos por profissão; escolhido por Jesus para ser um dos doze apóstolos; creditado pela autoria do evangelho de Mateus.

Mateus é listado em cada uma das quatro listas de nomes dos doze discípulos encontradas em Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15 e Atos 1:13. Com exceção destas listas, Mateus é mencionado somente quando Cristo o chama. (Mateust 9:9; Marcos 2:13-14; Lucas 5:27). Antes de ser chamado como apóstolo, os evangelhos referem-se a Mateus como Levi (Marcos 2:14; Lucas 5:27; comparar Mateus 9:9). Não há a menor dúvida que Levi e Mateus eram a mesma pessoa. A identidade de Levi como Mateus é inquívoca. É improvável que Mateus era o irmão de Tiago, o mais moço, cujo pai tambem chamava-se Alfeu (Mateus 10:3). Este fato teria sido mencionado nas escrituras, como no caso de Pedro e André e os filhos de Zebedeu.

Mateus servia ao rei Herodes em Cafarnaum na Galiléia, coletando impostos sobre os produtos que passavam da estrada de Damasco para o Mar Mediterrâneo. Por realizar este tipo de trabalho, Mateus devia ser um homem educado, familiar com a língua grega, assim como nativo na língua aramaica, o que o qualificou a escrever o evangelho de Mateus. Como um cobrador de impostos, Mateus devia ser um homem rico, mas sua ocupação fazia com que fosse desprezado pelos judeus e considerado como uma das pessoa mais baixas. Os fariseus falavam consistentemente de cobradores de impostos da mesma forma que falavam dos pecadores (Mateus 11:19; Marcos 2:16; Lucas 7:34; 15:1).

Mateus foi chamado quando estava trabalhando, no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus passou por ele e disse: "segue-me" (Marcos 2:14). Mateus deixou tudo e o seguiu (Lucas 5:28). Imediatamente Mateus ofereceu a Jesus um grande banquete em sua casa e vários cobradores de impostos e outras pessoas juntaram-se a eles. Foi nesta festa que os fariseus e os mestres da lei fizeram a tão famosa reclamação: "Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?" (Lucas 5:29-32, NTLH). Não se sabe bem ao certo quando Mateus foi chamado, mas é provável que os primeiros seis discípulos estavam presentes no dia da festa já que os fariseus reclamaram para os discípulos de Cristo.

Ao contrário dos primeiros homens que Jesus chamou, Mateus não era originalmente um seguidor de João Batista.

FONTE: ILUMINA

16 comentários:

  1. paz do senhor disse que acessaria e acessei,tú és uma benção. George e Família feliz !!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!!
    Deus te abençoe Pastor e continui a nos agraciar com a vossa sabedoria,nos ensinando a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. É Pastor so sei se tivesse Procon na vida eterna a grande denúncia seria a propaganda enganosa do inferno ... um abraço Pastor que Nosso senhor abençoe primeiro aqueles que precisam mais do que nos... Elder ( maracai - SP)........ elder_pinguim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que o Senhor continue vos abençoando e concedendo sabedoria !!

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor continue vos abençoando e concedendo sabedoria !!

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito estou no estudo de Mateus.fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  7. me ajudou muito estou no estudo de Mateus.fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito estou no estudo de Mateus.fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  9. me ajudou tbm, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  10. Tem uma controversa quanto a Mateus e Tiago onde diz que mateus era irmão de tiago e o pai de Mateus era Alfel. na biblia tem ponto e virgula na hora que se referem um ao outro e la diz Tiago filho de Alfeu e não Mateus, agora precisa ver onde esta escrito que Mateus era irmão de Tiago se alguém souber posta ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Humberto Gonçalves
      Os apóstolos Tiago e Mateus eram irmãos? A dúvida surgiu ao ler o evangelho de Marcos: Em Mc 2,14 fala de (Mateus) Levi, filho de Alfeu; em Mc 3,18 menciona Tiago filho de Alfeu. Trata-se do mesmo Alfeu? Existe alguma forma de afirmar que não se trata do mesmo Alfeu?

      Excluir
    2. os evangelhos não dizem que Mateus era irmão de Tiago. provavelmente trata se de duas pessoas diferentes : Alfeu , pai de Tiago lc 6:15 e alfeu, pai de Mateus MC 2:14

      Excluir
    3. Se vc ler direitinho o texto vai ver que disse que era improvável que eles eram irmãos,

      Excluir
  11. Amem Gostei muito do post Profeta siga me em nosso blog
    http://32franciscojose129.blogspot.com.co/

    ResponderExcluir
  12. Que história linda,essa mensagem foi pregada hoje na igreja

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus, deseja te salvar!

Jesus, deseja te salvar!
"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chega a Deus". (Hb 7.24a).

Teologia em Alta

Teologia em Alta
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3:16).