Um Levita era como o próprio nome declara um
descendente da tribo de Levi. A palavra Levi, deriva do heb., Associado. A
definição de Claudionor é a seguinte: “Esta tribo foi escolhida por Deus para
exercer o sacerdócio (Ml 2.4). Isto não significa, porém, que todo o levita
fosse sacerdote. No entanto, todo sacerdote tinha de ser necessariamente um
levita. Entre os filhos de Levi, o Senhor suscitou notáveis profetas como
Jeremias, Ezequiel e Habacuque”.
A forma no verbo para designar cantar
no hebraico é RÃNAN, que significa “cantar”, jubilar, bradar, chorar”, este
ocorre cerca de 50 vezes no Antigo Testamento. SHÎR é também um verbo e por sua
vez ocorre no Antigo Testamento 90 vezes, sendo um quarto deste percentual,
encontra-se no Livro dos Salmos na forma de imperativo (Sl 96.1), este as vezes
encontra-sem em harmonia com outro termo: ZÃMAR “cantar” (Sl 68.4,32). No
substantivo, mantêm-se a expressão SHÎR que significa “cântico, canção” aparece
cerca de 30 vezes nos títulos dos Salmos e em outras partes referindo-se ao
canto alegre como por exemplo (Gn 31.27), referindo-se a canto triunfal em (Jz
5,12) e como aplicação a canto de adoração religiosa em (Ne 12.46). Na
forma que cabe a abordagem do assunto em pauta a mesma palavra, agora no
particípio SHÎR significa “cantores” estes como ministros, levitas. Aparece por
cerca de 33 vezes derivando “cantores levíticos”, nos livros de I e II
Crônicas. Com referência a “cantoras” são ligeiramente mencionados em (II Sm
19.35; II Cr 35.25; Ec 2.8).
Já vimos que da tribo de Levi descendem
os sacerdotes e os levitas, com isto Deus estabelece variadas funções para
ambos. Deus chama os sacerdotes, em (Dt 33.8-10) aparece uma antiga descrição
dessas tarefas a eles delegadas. Este texto refere-se à tribo de Levi, que
havia revelado um zelo especial por Deus (Êx 32.26-29 conf.). Nesta realidade
Deus convoca aos Levitas como ministros que fossem um exemplo e se tornassem
líderes religiosos:
• Deveriam ensinar a Lei de Deus aos
demais israelitas. Nisto se incluíam, não apenas instruções éticas mais amplas
(Os 4.1-6), mas também decisões sobre casos difíceis de natureza ritual e legal
(Dt 17.8-12).
• Cuidavam também, dos lugares
sagrados e santuários, onde eram oferecidos incenso e sacrifícios em favor do
povo.
• Outra responsabilidade era o Urim e
o Tumim, o meio oficial de se lançar sortes, levando a uma resposta de Deus em
forma de “sim” ou “não”. O Urim e o Tumim ficavam no peitoral do sacerdote, e
eram usados por solicitação de pessoas ou do rei (I Sm23.9-12; 28.6). (Manual
Bíblico – SBB, p. 185).
Nenhum comentário:
Postar um comentário